quinta-feira, 30 de julho de 2009

quarta-feira, 29 de julho de 2009

A recompensa....



Hoje recebemos uma agradável surpresa, que nos deixou com lágrimas nos olhos e também muito orgulhosas. Dois dos nossos pequenos entregaram-nos um presente que nos fez pensar que: assim vale a pena trabalhar com a pequenada, vale mesmo a pena ir todos os dias trabalhar e receber o sorriso destes nossos "pestinhas" que tanto gostamos.
No final dos dias, das semanas, dos meses, dos anos, percebemos que valeu mesmo a pena todos os momentos passados com a pequenada pois, para além dos laços educacionais que nos unem também os laços de amizade, de carinho, de amor, de compreensão estão bem presentes.
Já somos uma grande família e, um dia, quando tivermos que dizer Adeus a um dos membros....aí, a tristeza paira na academia.
São surpresas como a que aconteceu hoje que nos deixam felizes e bastante agradecidas. Desde já, um muito obrigada a todos os nossos pequenos e também a todos os pais que nos apoiam e confiam os vossos filhos.


Para vocês:

AMIZADE

Pode ser que um dia deixemos de nos falar...
Mas, enquanto houver amizade,
Faremos as pazes de novo.


Pode ser que um dia o tempo passe...
Mas, se a amizade permanecer,
Um de outro se há-de lembrar.


Pode ser que um dia nos afastemos...
Mas, se formos amigos de verdade,
A amizade nos reaproximará.


Pode ser que um dia não mais existamos...
Mas, se ainda sobrar amizade,
Nasceremos de novo, um para o outro.

Pode ser que um dia tudo acabe...
Mas, com a amizade construiremos tudo novamente,
Cada vez de forma diferente,
Sendo único e inesquecível cada momento
Que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre.


Há duas formas para viver a sua vida:
Uma é acreditar que não existe milagre.
A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.



segunda-feira, 27 de julho de 2009

Semanário de Férias

Quinta Semana - Astrologia e astronomia


Com os pés bem assentes na Terra mas com a cabeça no Espaço... assim foi esta semana na academia. Dito por outras palavras, mesmo sem sair da academia, as crianças voaram à descoberta dos astros num Universo ainda um pouco desconhecido. Esta semana foi dedicada aos astros e a todas as vertentes deste estudo.

A imaginação foi uma constante e os pequenos astronautas e investigadores mantiveram um nível elevado nas suas descobertas. Deste modo, viajaram até ao Sistema Solar, descobrindo os planetas e as inúmeras estrelas com a construção fictícia de um planetário. Foi muito gratificante ver os sorrisos da pequenada quando viram o brilho intenso das estrelas. No entanto, deixaram a sua nave da imaginação e rumaram até à descoberta dos signos num jogo bastante dinâmico e educativo. No final, cada criança descobriu quais as características comuns que os ligavam através dos signos.

Destacamos como um dos momentos mais divertidos desta semana a realização dos bolos intergalácticos... constatamos que existem verdadeiros talentos para a decoração de iguarias mesmo quando têm que transformar um simples bolo de chocolate numa obra de arte intergalática. Foi uma experiência de lamber os dedos e ver estrelas!!! :)

Durante a semana tentamos proporcionar experiências de todas as áreas, sendo a construção de bússolas, a oficina de escrita criativa e os puzzles galácticos, bons exemplos dessa diversidade de actividades. Não poderíamos deixar de referir o debate que realizamos pois, foi uma agradável surpresa. As crianças encarnaram bem a personagem e defenderam "com unhas e dentes" os temas que foram propostos, mostrando que assumem as suas posições com garra e dedicação.Foi muito interessante ver os nossos pequenos a tentarem convencer a plateia dos seus pontos de vista, mesmo que na realidade não concordassem com a posição assumida. O poder de persuasão e de argumentação e a capacidade comunicativa foram bastante evidentes, o que nos deixou de "boca aberta".


Foi assim esta semana passada no Espaço - brilhante como o Sol! :)




segunda-feira, 20 de julho de 2009

Semanário de Férias

Quarta Semana - Música e dança

Com bastante ritmo, sempre dentro do compasso e com o corpo a mexer....foi assim que começou esta semana que, na opinião geral, foi uma das mais animadas e divertidas.


Nesta semana, as novas experiências marcaram presença todos os dias e as crianças saíram sempre com um grande sorriso nos lábios. Destacamos assim, a construção de instrumentos musicais, a ida ao museu da música e todos os jogos bem divertidos, onde todos mostraram os seus dotes de dança. Olhem que temos grandes bailarinos na nossa academia!! Ainda vão ouvir falar muito deles - existem muitos talentos escondidos!! :)


Como não podia deixar de ser, proporcionamos às nossas crianças momentos que nunca mais vão esquecer.Esses momentos começaram logo na segunda-feira com a ida do Grupo de Serenatas da Faculdade de Motricidade Humana. E mais uma vez, muito obrigado pelo vossa visita. Foi simplesmente incrível e não estamos a exagerar. Os nossos pequenos músicos juntaram-se aos estudantes de capa negra e deram um verdadeiro espectáculo, tocando e cantando. A atenção e o entusiasmo da pequenada foi surpreendente, cativando os estudantes e durante o lanche conjunto até pareciam verdadeiros jornalistas, questionando tudo e mais alguma coisa. Só temos uma palavra para descrever este dia : ESPECTACULAR!


Não ficamos por aqui! As emoções alargaram-se durante a semana e tivemos mais uma visita - um músico na academia. Mais uma vez a atenção e o entusiasmo repetiram-se, onde todos (sem excepção) aderiram à nova experiência. Se ainda haviam dúvidas, estas desapareceram ao observarmos os pequenos talentos a tocarem saxofone e gaita. Muito obrigado Frederico Barreto pela disponibilidade e pelos ensinamentos prestados aos nossos pequenos.


Como podem constatar, esta semana foi passada sempre "em altas frequências".


segunda-feira, 13 de julho de 2009

Semanário de Férias

Terceira Semana - Cinco sentidos


De olhos bem abertos, de ouvidos "bem limpinhos", com o paladar e o olfacto bem apurados e com o tacto bem treinado, começou mais uma semana de férias na academia.


Nesta semana dedicada aos cinco sentidos todas as crianças tiveram a oportunidade de desenvolver os seus sentidos através de diferentes experiências. Destacamos a pintura com os pés que, para além das risadas provocadas pelas cocegas, fez a delícia de todos e os resultados foram bastante interessantes. Para além disso, a caminhada incutiu no grupo o espírito de equipa e fez com que todos investigassem os sons, os cheiros e todos os objectos que puderam encontram nas ruas.Foi muito divertido e saudável!
Os diferentes jogos que realizamos levaram as crianças a
fazerem descobertas e a tirarem as suas próprias conclusões e, no final, todos ficaram a saber que os nossos sentidos são bastante importantes mas que sem algum deles não deixamos de desfrutar das coisas que nos rodeias e fazem parte da nossa vida.

Objectivo cumprido: Diversão e Educação lado a lado!

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Semanário das férias

Segunda Semana - Animais


A segunda semana de férias começou "a todo o gás" com o Kids Combat e terminou com momentos bastante divertidos, passados na Quinta Pedagógica.
Nesta semana as saídas da academia foram uma constante e as crianças adoraram, uma vez que, foram à praia e à piscina. Fomos a banho mesmo com o tempo um pouco contra mas a boa disposição reinou em todos os momentos.
Como já é costume, as artes plásticas foram um dos pontos altos desta semana com a realização de fantoches bem engraçados (foi uma fantochada!:) ) e a culinária fez com que os nossos pequenos cozinheiros se tornassem em grandes artistas.
Destacamos esta semana a ida à União Zoofila. Nesta visita as crianças contactaram com cães e gatos que foram abandonados, ficando bastante sensib
ilizados para este assunto. No final, e com a boa vontade de todos (através de pequenos contributos como: comida, mantas e algum dinheiro) conseguimos "roubar" um sorriso a quem trabalha com os animais diariamente. CONSEGUIMOS SALVAR DOIS ANIMAIS COM O NOSSO CONTRIBUTO!
Foi assim a nossa semana. Como podem reparar, estas férias continuam bastante divertidas e educativas.