segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Semana das Profissões

Semanário de Férias

Décima Semana - Profissões


O que querem ser quando forem grandes? Já escolheram o que querem fazer? Nós já sabemos...queremos trabalhar com crianças, acompanhá-las nos estudos, nas brincadeiras, proporcionar novas experiências e novos desafios, vê-las crescer. è isso que fazemos na Academia mesmo em tempo de férias.
Esta semana dedicada às profissões foi muito divertida e recheada de novas actividades, onde a criançada foi o centro das atenções (como sempre). Vamos lá descobrir o que se passou na academia.

Linha e pano todo o ano
Passo eu a costurar
Faço calças e casacos
Quem sou eu, tens que adivinhar?
Com a tesoura a cortar os tecidos e a cola para ajudar, os pequenos costureiros deram largas à imaginação e costuraram coisas bastante engraçadas. Desde bolsas a camisolas, de todos os tamanhos e feitios os produtos final foram do agrado de todos.

Passo o dia no fogão,
Com tachos e panelas
A fazer muita comida
Para eles e para elas
Quem sou eu?
O fermento para crescer, o açúcar para adoçar. Bem mexida a massa vai ao forno e é só esperar. Foi assim que os cozinheiros de palmo e meio cozinharam uma deliciosas bolachas que desapareceram num estalar de dedos.DELICIOSAS!!!!

Papel e lápis na mão,
não esqueço o esquadro.
Sou dado à construção,
nem que seja um quadrado.
Quem sou eu?
Com materiais recicláveis e com muita imaginação os pequenos engenheiros civil e arquitectos foram colando e colando para uma cidade construir. No final de muito trabalho as maquetas ficaram verdadeiras obras de arte.

Passo o dia a plantar
semente e grãos,
para as puder regar
água trago sempre nas mãos.
Quem sou eu, tens de adivinhar.
Mãos à obra agricultores, as sementes querem crescer. Em vasos bem engraçados elas vão florescer e grandes se tornar. Não se podem esquecer de as regar todos os dias para que cresçam com força e vitalidade. Os pequenos encarnaram bem a personagem de agricultores e para não perderem as suas plantações construíram espantalhos. Parece-nos que os pássaros não se vão assustar, os espantalhos ficaram lindos!

Para além de todas as actividades já referidas, as crianças experimentaram ser outras profissões como: gestores e economistas, cientistas, dançarinos, atletas... Mas o dia mais esperado desta semana era o da ida à Kidzania -
http://www.kidzania.pt/homepage.aspx . Estavam muito entusiasmados e mal podiam esperar para chegarem lá e quando entraram a admiração foi geral (até nós, adultos, ficamos de boca aberta). O espaço é simplesmente incrível, é uma verdadeira cidade para a pequenada onde eles têm a oportunidade de serem o que quiserem, tendo que trabalhar para conseguirem comprar e irem onde quiserem. Não há palavras para descrever o dia. Pais, levem lá os vossos pequenos pois vale mesmo a pena.

Mesmo com as férias a acabar, a diversão e a alegria não acabem não acabem na academia e nós, quando formos crescidos também queremos ser mágicos para que, com um pequeno truque de magia possamos fazer com que todos os nossos piralhos saiam da academia a sorrir!

domingo, 23 de agosto de 2009

Semana da Matemática e das Ciências

Semanário de Férias

Nona Semana - Matemática e Ciências


Somar diversão.
Subtrair tristezas.
Multiplicar novas experiências.
Dividir alegrias.


Misturar brincadeiras.
Experimentar emoções.
Descobrir vocações.
Investigar animações.



Esta semana de férias na academia suscitou algumas dúvidas e até “medos” na pequenada, afinal de contas a Matemática é o bichinho feio que assusta tantos estudantes. Mas, ao final de contas a Matemática pode ser muito divertida e a Ciência não é só fazer misturas explosivas em laboratórios.
Durante a semana, os pequenos tiveram a oportunidade de realizar diferentes actividades onde a Matemática e as Ciências estavam presentes. Para além dos bons momentos passados na praia e na piscina, onde os mergulhos e o surf fizeram as crianças divertirem-se muito, houveram outras actividades que marcaram a semana das quais podemos destacar:

# Os papagaios: com formas geométricas bem definidas, com decorações muito engraçadas e com vontade de voar, fizeram a delícia dos pequenos ao tentarem perceber qual a ciência da sua construção e do seu funcionamento;
# Os moinhos de vento: bem giros e coloridos e de fácil construção, estes moinhos rodavam sem parar quando o vento lhes batia. Uma, duas, três…. Muitas voltas deram os moinhos e as crianças lá tentavam contar!
# Os tabuleiros de damas: tantos quadrados que estes tinham e todos iguais mas, rapidamente ficaram muito originais. Com as canetas na mão a criatividade surgiu logo e os simples tabuleiros cheios de quadradinhos transformaram-se em tabuleiros muito divertidos;
# O bolo xadrez: bolo….hum…doce…hum…vamos comer? Perguntavam os mais pequenos. Vamos cozinha-lo? Perguntavam os mais crescidos. Misturaram os ingredientes, juntando sempre muita alegria e diversão. No final, todos colocaram mãos à obra como se de um edifício se trata-se e construíram, cubinho a cubinho, o grande bolo xadrez. Quando olharam para o produto final, os sorrisos multiplicaram-se e nem tinham vontade de o comer. Ficou mesmo bonito o nosso bolo mas acreditem que também sabia MUITO bem. J
# Os graffitis: mais uma vez, a elaboração de graffitis fez com que os piralhos dividissem opiniões, conhecimentos e até ideias. Investigaram como seria a melhor forma de desenharem algo divertido mas que contivesse formas geométricas. Afinal de contas os pequenos até podem ser traquinas mas também escondem muitas vocações. Os graffitis ficaram muito fixes!

Além de todas estas actividades somamos muitas mais, onde se experimentaram novas modalidades como o Taekondo e as actividades experimentais. O hip hop foi um dos pontos fortes da semana e até fez com que a pequenada anda-se em círculos, rodopiando de alegria.




Animação + Alegria + Novos conhecimentos + Diversão = Férias na Academia


quinta-feira, 20 de agosto de 2009

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Semanário das Férias

Oitava Semana - Ambiente e Alimentação


"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas."


Se a semana anterior foi passada a todo o gás, esta oitava semana não foi muito diferente. O tema era mais ligado à educação e à informação mas, a alegria e a animação não deixaram de estar presentes. Mais uma vez, todas as actividades propostas pela academia foram bastante dinâmicas e interessantes, o que levou a nossa pequenada a sorrir durante todos dias e, consequentemente, a saírem muito satisfeitos.


Não poderíamos deixar de referir a grande novidade desta semana, que foi para as crianças um dos pontos fortes desta - o surf. Nem todos aderiram à actividade, no entanto, os que a realizaram simplesmente a descrevem como: Muito bom! Adorei! Quando repetimos! Altamente esta aula! Muito fixe. Foi mesmo divertido! Palavras para quê?! Eles referiram tudo e acho que podem imaginar o quanto foi engraçado ver os valentes trambulhões dados, mas também o empenho e a dedicação perante os novos ensinamentos. Vá lá meninos, não desistam! Parece mais fácil do que é mas gostamos de ver o vosso esforço. :)


Há quem diga que quem planta flores, planta beleza e perfumes para alguns dias e quem planta árvores, planta sombra e frutos por anos. Não deixam de ter razão todavia, nós fomos testemunhas que quem planta pequenas sementes e nem sabe se vão florescer, planta a alegria. Foi assim, com felicidade e dedicação, que os nossos pequenos jardineiros plantaram as sementes e decoraram os vasos. No final foi bom de ver que os vasos e as futuras plantinhas foram levadas para casa como se fossem um verdadeiro tesouro. Não se esqueçam meninos, o meio ambiente é muito importante para a vida de todos nós ( mais uma lição aprendida na academia).


Como não poderia deixar de ser, mais uma vez conjugamos diversas áreas numa só actividade. É verdade! Tomem só atenção: construímos porta -lápis com materiais reciclados, fizemos peças de bijutaria com massas alimentares... Reciclar é uma das melhores formas de "cuidar" do ambiente.

Antes de terminar temos que referir outra das actividades que os nossos meninos ADORARAM - a visita à Telepizza. Falar em alimentação soa logo em comer bem e de forma saudável, no entanto, a criançada pensa logo em pizzas e hamburguer. Não é do mais saudável que há mas os nossos pequenos já mereciam um grande miminho. Foram à Telepizzza conhecer as instalações, prepararam as suas próprias pizzas e.... a parte melhor...comeram as pizzas que fizeram. Foi muito engraçado ver os cozinheiros de palmo e meio a "construírem" as pizzas e depois come-las com tanta satisfação. Obrigado à Telepizza por nos ter recebido.


Mais uma semana passada com muita diversão e sobretudo com a aquisição de novas aprendizagens. As féria continuam com toda a animação e as próximas semanas prometem!!!

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Aos PAIS

Um agradecimento muito especial a todos os pais que nos apoiam, elogiam o nosso trabalho e nos dão forças para fazer sempre mais e melhor.

Marta

domingo, 9 de agosto de 2009

Semanário de Férias

Sétima Semana - 7ª Arte

Luzes, som, câmaras....estão prontos? em 3, 2, 1.... acção!


Foi assim que começou esta semana na academia - com muita acção e diversão. Desta sétima semana já se esperava muitas surpresas e novidades e, mais uma vez muitas experiências novas. Logo na segunda feira, os nossos pequenos rumaram até Alcochete para assistirem às gravações do programa da SIC, Salve-se Quem Puder. A ansiedade, o nervosismo, o entusiasmo e a diversão reinaram durante todo o caminho e quando chegamos aos estúdios instalou-se um sentimento de admiração total. As crianças não sabiam para onde olharem, o que fazerem, o que dizerem mas, nunca retiraram das suas caras aqueles sorrisos enormes que contagiam tudo e todos. Estavam felizes os nossos pequenos! :) No final ainda houve tempo para um momento de convívio com aos apresentadores do programa, Diana Chaves e Marco Horácio. Agora temos que esperar até dia 29 de Agosto para nos vermos na televisão. Achamos que ninguém vai sair da frente do ecran à espera que o programa comece. Obrigado Patrícia por proporcionares esta grande experiência aos nossos pequenos.


A semana começou mesmo bem, mas os restantes dias não ficaram atrás. As actividades desenvolvidas revelaram pequenos-grandes talentos em diferentes áreas, destacando-se a expressão dramática, a fotografia, as artes circenses e a elaboração de BD's.
Foi muito interessante observar o entusiasmo e a dedicação que os pequenos fotógrafos mostraram ao alterar as fotografias e, o produto final foi bastante interessante. Não há dúvidas que estes pequenos artistas são muito criativos e ideias é o que não faltam naquelas cabecinhas! Foi uma verdadeira FOTOMANIA!!!!


Em relação à expressão dramática, foi uma agradável surpresa. Ninguém estava à espera que se revelassem tantos talentos num curto espaço de tempo. Actores e actrizes de hoje tenham cuidado com os nossos pequenos, mas já grandes artistas!! Além de um grande à vontade para a representação, as crianças mostraram que são capazes de organizar um espectáculo, de distribuírem tarefas, de ensaiar com dedicação e esforço e de apresentarem com ânimo as suas pequenas produções.


Grande surpresa foi mesmo as BD's realizadas pela criançada. Estavam muito mas mesmo muito engraçadas e verificou-se que esta actividade foi realizada com toda a vontade e dedicação. É muito importante para nós constatar que os pequenos realizam as actividades com gosto e ainda se divertem. As BD's ficaram um espanto. (mais uns talentos descobertos na Academia Morangos).

Não temos referido, todavia, as idas à praia e à piscina têm sido actividades bem divertidas e dinâmicas. Aproveitar para ir a banhos tem sido uma das actividades preferidas dos pequenos e até nós (monitoras) nos divertimos muito.

Sem dúvida que, passadas sete semanas a alegria e o divertimento ainda continua a ser a marca das férias na Academia Morangos.



Luz,som, câmaras.... Gostaram? Acabou esta semana!

sábado, 8 de agosto de 2009

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Para a nossa professora =)


Agora quem ficou com a lágrima ao canto do olho fui eu... Acredita Anitas que é um enorme orgulho trabalhar contigo! Foi um ano em que aprendi muito... MESMO MUITO! É óptimo chegar ao trabalho e lidar com pessoas fenomenais como tu!!! Bem-disposta, divertida, trabalhadora, amiga, companheira... Enfim, bem podia continuar que nunca mais saía daqui...
Acho que sou uma sortuda, aliás, somos sortudas, por te termos como colega e, acima de tudo, como AMIGA! Como disseste, e muito bem, já somos uma família! E que família!!!! E sem sombra de dúvidas os nossos "pirralhos" são a nossa força e a nossa motivação! OBRIGADA ANA... POR TUDO!!!!
Joana Resende

Para vocês...

Era uma vez uma jovem professora que procurava emprego. O seu maior desejo era estar perto das crianças, puder ensinar e aprender também e não é que conseguiu... Depois de passar horas e horas em frente ao computador a enviar currículos lá recebeu uma proposta de emprego. Mal ela sabia que iria para o melhor sítio do Mundo - Academia Morangos em Telheiras.
Em Setembro começou a aventura. Deixou o Alentejo e rumou até Lisboa para realizar um dos sonhos - trabalhar com os pequenos!
Esta história continua mas eu não irei entrar no mundo das fantasias e vou escrever o que realmente me levou a deixar uma mensagem. Passou um ano desde a minha estadia na academia e não podia deixar de agradecer a algumas pessoas este ano maravilhoso. Em primeiro lugar às minhas "patroas" que me contrataram :) obrigado Marta e Patrícia por todo o apoio, compreensão, liberdade, amizade, ajuda... que me deram e continuam a dar em todos os momentos. Para mim são umas grandes mulheres, por tudo o que fazem e por tudo o que são como patroas, amigas, esposas, mães e educadoras. Aconteça o que acontecer NUNCA me irei esquecer de vocês e do que fizeram por mim.
Em segundo lugar um muito obrigado à pessoa que passa mais tempo comigo na academia, Muito obrigado Joanita. Esta menina-mulher é o meu apoio em todos os momentos, é a minha parceira na realização das actividades, nos momentos de reflexão, nos momentos de desabafo... em todos os momentos, afinal de contas já é uma amigona e uma verdadeira companheira de todas as horas. Obrigado por tudo o que me ensinaste e obrigado por seres a (minha) outra face da moeda na academia.
Em terceiro lugar um muito obrigado à Sara e à Bia. São duas pessoas encantadoras, dedicadas e determinadas e o tempo que estou com elas estou sempre a aprender. Além disso, a simpatia destas duas companheiras contagia qualquer um.
Em quarto lugar mas não em último um MUITO OBRIGADO aos "meus" pestinhas e aos seus pais. Agradeço aos pais por confiarem em mim, juro que dei, dou e darei sempre o meu melhor. Os pestinhas são a verdadeira razão por eu me sentir bem onde estou, são eles que me dão motivação por ir trabalhar todos os dias com todo o empenho. Obrigado meninos por me aturarem e me ensinarem tanto e por me fazerem sorrir. Eu sou uma chata mas é para o vosso bem, eu só quero que sejam os melhores e que cresçam da forma mais feliz possível. Vocês sabem que eu vos ADORO.
Agradecimentos de parte, passei um ano com esta grande família e agora que estou de férias :) sinto tantas saudades de todos. Mas eu volto não tarda!
Muito obrigado!
Beijos Ana Simões

domingo, 2 de agosto de 2009

Semanário de Férias

Sexta Semana - Desportiva


Se as semanas anteriores já tinham sido bastante dinâmicas, esta semana foi vivida a todo o gás! Até poderíamos ter atribuído medalhas aos pequenos participantes, mas o fair play reinou em todas as actividades.
Como o próprio nome indica, durante a semana foram muitos os desportos praticados pelas crianças. Muitos fora da academia o que, mais uma vez, proporcionou novas experiências. Todos os dias os nossos pequenos saiam da academia de rastos mas também com um largo sorriso nos lábios, querendo repetir todas as actividades.
Das modalidades praticadas destacamos:
* Canoagem - os pequenos remadores divertiram-se à gra
nde, remando no rio artificial do Jamor, acontecendo peripécias bastante engraçadas. Houve até quem fosse a banhos, virando a canoa :)

* Paintball - sem armas e ao ar livre conseguimos divertir-nos muito com a "luta de esponjas de tinta" e no final saímos da academia com uma roupa nova e colorida. Esta actividade foi uma das mais engraçadas e do agrado de todos. Rimos, corremos, escorregamos, brincamos...grande animação. (estamos a falar por nós também, pois até nós participamos).


*Campeonatos - mesmo sem prémios ou recompensas, os pequenos atletas jogaram a diversos jogos onde o empenho e a entrega a estes foi bastante grande. Desde campeonatos de Uno, Mikado, Dominó, Setas e até de Bolling os nossos pequenos campeões jogaram e divertiram-se muito. No podemos deixar de referir que o Bolling era bastante especial. Perguntam vocês porquê? Porque era um Bolling ecológico. Este facto nunca foi referido anteriormente, todavia é uma das particularidades da nossa academia - A Reciclagem! Reaproveitamos tudo o que nos for possível para construirmos materiais bem giros. (Obrigado Joana por incutires o espírito ambientalista em todos nós.)

* Caça ao Tesouro - esta actividade é uma das preferidas das crianças uma vez que se sentes uns verdadeiros descobridores à busca de um tesouro muitooooooooooooooooo bem escondido (nós somos muito más para a pequenada! ;) Para encontrarem o tesouro tão desejado, os descobridores de palmo e meio tiveram que suar, cumprindo todas as tarefas e procurando todas as pistas.


Além das actividades já destacadas, temos que referir também a ida a praia, os jogos realizados na piscina, o skate, o hip-hop... Foi mesmo uma semana passada a todo o ritmo e no final todos poderiam ser recompensados com uma medalha de ouro!